Pontos de interesse
Pontos e interesse
O património e a natureza únicos deste concelho são o mote para se lançar à descoberta deste território…
Castelo de Penela
O Castelo de Penela é uma fortaleza medieval com origem no século XI, fundada por D. Sesnando Davides e integrava a Linha Defensiva do Mondego, tendo como função a guarda avançada de Coimbra. É o palco principal de um dos maiores eventos natalícios nacionais, o «Penela Presépio» e da Feira Medieval de Penela, uma das mais antigas do país.
Cascata da Pedra da Ferida
Localizada na Serra do Espinhal, esconde-se esta admirável Cascata, que conta com quase 25 metros de altura e uma fantástica piscina natural. Com acesso pela Ribeira da Azenha, esta cascata encontra-se atualmente ligada à Praia Fluvial da Louçainha por um passadiço de circuito linear, que permite disfrutar de toda a riqueza natural da região.
Castelo do Germanelo
Localizado num alto de uma colina ladeado pelo vale cársico do Rabaçal, o Castelo do Germanelo data da época da Reconquista. Do alto do monte pode desfrutar de uma paisagem magnífica sobre o vale do Rabaçal e ao longe, pode vislumbrar a linha da velha estrada romana, ainda hoje perceptível daquele lugar.
Museu e Villa Romana do Rabaçal
Em pleno Vale do Rabaçal e situada a 12 km de Conímbriga, esta Villa de planta octogonal é parte integrante da antiga cidade, junto à via que ligava Olisipo (Lisboa) a Bracara Augusta (Braga). A Villa Romana constitui-se como um museu polinucleado, distribuído por três pólos principais: o Espaço-Museu (núcleo-sede), a Estação Arqueológica e o Miradouro de Chanca.
Museu e Ruínas de Conímbriga
Conímbriga é uma povoação estabelecida desde a Idade do Cobre, que foi um importante centro durante a República Romana e que continuou habitada, pelo menos, até ao século IX.
É um dos mais extensos e diversificados sítios arqueológicos de que há vestígio em Portugal, estando classificado como Monumento Nacional.
É um dos mais extensos e diversificados sítios arqueológicos de que há vestígio em Portugal, estando classificado como Monumento Nacional.
Aldeias do Xisto
É neste território que se encontram quase metade das 27 Aldeias do Xisto: Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferrarias de São João, Gondramaz, Pena e Talasnal. São pequenas aldeias, muitas vezes escondidas pela rica vegetação que as envolve, onde predomina o xisto e a ruralidade
Fragas e Casal de São Simão
Nas margens da Ribeira de Alge, este percurso liga os miradouros das Fragas de São Simão e Ermida de São Simão, numa viagem por diversos espaços e tempos, que também passa pela Aldeia do Xisto de Casal de São Simão e atravessa o fundo destas impressionantes fragas, onde passa a Ribeira de Alge.
Gruta soprador do carvalho
A Gruta do Soprador do Carvalho, com 3000m de extensão documentada e 4500m estimados, é a área mais significativa do Sistema espeleológico do Rio Dueça, a mais extensa gruta do Maciço de Sicó e uma das maiores de Portugal. A visita à gruta do Soprador do Carvalho é feita sob orientação e acompanhamento.